quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Lixada das sapatas

Então, já tem um tempo que estou fazendo o convés. E na espera da resina comecei a fazer a gaiuta principal junto com meu aprendiz de marujo construtor. Pois bem, a gaiuta ficou uma desgraça, horrível. Usei itaúba na lateral, mas não ha cristo que faça a cola grudar, ficou muito espaçado e meio grosseiro. Desmontei tudo e só deixarei os trilhos para ver a areá total, outro dia faço o resto, com calma e quando só tiver só essa tarefa na fila.

Normalmente trabalho só de calção, mesmo quando estou lixando porque já aprendi as manhas de não deixar pinicando (muito) o corpo, e nesse dia até que estou vestido porque estamos tendo dias de 30 graus e outros de 13 graus, assim não ha saúde que resista .



 Esse é o sapo de estimação que tenho no estaleiro, demos o nome de "Voltaire", o filosofo, porque ele sempre volta. hehehehe.


A bombordo já está tudo lixado, só falta (sempre falta) a laminação do fusis dos brandais já que ali tem uma paradinha mais complicada de resina para não entrar água, ficou pra semana que vem. (acho).
Coloquei uma proteção lateral porque chega as 19h começa uma ventania irritante para quem esta lixando. Apesar de juntar o montinho de pó a cada 30 segundos de lixa sempre tem algo voando e faz uma zona considerável.

Ainda falta dar mais um acabamento na lixada, já que EU estou acabado e parei por ai, pretendo terminar tudo que é lixa de laminação até domingo e depois começar a massa. Ai sim vem a lixada de acabamento, se essa ficar ruim o barco ficará feio vou esquadrinhar todo o barco e fazer m2 por m2. Espero que fique igual ao Everest, do Moacir, aquele sim caprichou e ficou show de bola, impecável. 

Por hoje é isso.

T+

JD

6 comentários:

  1. Lixar é preciso. Parabéns Jorge, pela paciência e determinação em deixar o Furioso perfeito.

    Abraços
    Ubiracy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ubiracy,

      O Baleia, o Caprichoso e o Everest estão show de bola, todos bem detalhados e não posso ficar atrás né? hehehehe

      A marcação é necessária para não passar nada despercebido, agora começam os detalhes,,,, e as preocupações rsrs.

      Abraços

      JD

      Excluir
  2. Jorge, cara você é caprichoso heim.... parabéns, quanto ao Voltaire, quando for colocar o barco na água leva o coitado!!!!

    ResponderExcluir
  3. Walnei,

    Tento ser, mas tem horas que dá vontade de dizer "vai assim mesmo" mas prometi a mim que jamais diria isso. rsrs

    Acho que o Voltaire não vai gastar de agua salgada. hahahaha

    Abraços,

    JD

    ResponderExcluir
  4. Jorge, "antes de mais nada, é preciso ter paciencia, ser exatos e perseverantes e não devemos desanimar se uma peça de carpintaria nao for bem acertada. Precisamos ser exatos e amantes do trabalho bem feito. Isso nao quer dizer que devamos cair no excesso oposto de descer aos mínimos detalhes, esmiuçando ao extremo as medidas de cada peça, sob pena de nunca se chegar a ver o trabalho terminado. Basta que sejamos exatos, visto que desta maneira as conexões serão simplificadas, o barco "entrará nos eixos" desde o inicio, sem sermos obrigados a corrigir aqui e acolá." (trecho do livro Como Construir seu Barco Autor: Pierre Gutelle, pág. 9)
    ... Acho que um pouco desse trecho serve para vc... parabens pelo capricho e se liga. estamos de olho... abx!

    ResponderExcluir
  5. Ola Rodrigo, como vai?

    Sem dúvida também penso assim, mas quando uma coisa não fica como quero tento mais uma vez, se não fica bom paro tudo e parto pra outra tarefa, nada melhor que uma noite de sono. rsrs

    Abraços,

    JD

    ResponderExcluir