domingo, 18 de novembro de 2012

Gaiutas

Finalmente tomei coragem e cortei o teto para pôr as gaiutas. É que antes ja tinha medido, medido, re-medido, marcado um ponto na proa (frente) e com uma trena laser validei todas as distancias e passei a moto serra, isto é, a tico tico.

Estão ai as ditas cujas, só falta colar a base e laminar.

Vista de dentro, ainda sem acabamento que nem sei como fazer.


Aqui, como ficaram a sapata do trilho da genoa e o fuzil ja no lugar definitivo.


E após um longo tempo ajustando, medindo, furando e refazendo os parafusos que ficaram curtos as placas estão no lugar com 10 dos 11 parafusos indicados. O Cabinho deu uma ideia para furar o ultimo e o Ubiracy ia tentar tambem. Logo conto como fomos.


E aqui a pré montagem da gaiuta principal, acabei ficando sem material e indeciso se continuo aqui ou resino tudo, ja tenho 3 ou 4 frentes de trabalho iniciadas e em algum momento elas tem que serem feitas na sequencia senão pára a obra, tipo, para pintar tem que passar a massa antes, coisas desse tipo.


No feriadão tive visitas e o rítimo diminuiu mas nao parou pelo menos. Essa semana quero ver se começo a massa para ir para os finalmente no convés.

T+

JD

8 comentários:

  1. Que avanço na obra Jorge. Parabéns.
    Pela posição das gaiútas, elas abrem pela frente, correto?

    Abraços
    Ubiracy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ubiracy,

      Pois é, dizem que se,, se,,estiver aberta pode entrar uma onda e fazer o estrago, então é só manter fechada durante a navegada. A minha gaiuta será para frente.

      E o motor de rabeta. hehehehe

      Abraços,

      JD

      Excluir
  2. Jorge, já pensou em abrir um estaleiro... ta ficando muito bom cara, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Walnei,

      Quem? Eu? Abrir estaleiro? Tá loco? O Furioso só está dentro dos parâmetros e superdimensionado para aguentar as cag...das que farei, nada mais e por enquanto é tudo bruto, quero ver quando chegar nos detalhes., vixi!
      E se fosse pelo lado do negocio, perderia o prazer ai não combina.

      Parabéns pelo novo barco, tenho certeza que ira trazer muitas felicidades a vocês. Para praticar venha a Pguá.

      Abr,

      JD

      Excluir
  3. Acompanho sua aventura, digo blog, desde o inicio... Você está de parabéns, belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Obrigado pelas visitas e pelo apoio. Realmente é uma aventura (e desventura) uma obra dessas, mas é divertido e gosto de ver a transformação de peças de madeira em algo tão bonito mas os créditos tambem são para o Cabinho e Luiz Gouveia, os projetistas.

      abraços,

      JD

      Excluir
  4. É meu velho, pra manter esse ritmo de trabalho no mínimo você está dormindo no camarote de proa do Furioso...confessa logo. rsrsrs

    Brincadeiras à parte, você tem toda razão: essa tranformação de matéria em sonho é algo mágico e inexplicável! É uma atividade desafiadora na medida em que exige habilidades manuais, disposição física, disponibilidade de recursos financeiros, etc. Contudo, não é sacrificante, uma vez que é prazerosa e não exige renúncias. Você está de parabésns...aliás, me permita usar esse espaço para parabenizar também o Ubiracy, o Dimas, o Moacir e todos os outros intrépidos construtores.

    Um abrço

    Rogério

    ResponderExcluir
  5. Olá Rogerio,

    Cade o Paloma? Estamos sem fotos ha tempos.
    Aproximidade de casa faz com que todos os dias eu faça algum pedaço e isso ajuda muito. Até agora tem sido construção bruta o que é mais facil fazer ja que com massa, lixa etc voce conserta as barbeiragens. Hoje fui fazer o corrimão da cabine, peça simples de madeira mas tem que ser bem torneada e harmoniosa........ ja estou vendo o desastre, não tenho equipamento nem experiencia para esse tipo de trabalho.

    Abraços e obrigado pelo incentivo. Isso também é gratificante.

    JD

    ResponderExcluir