domingo, 11 de novembro de 2012

Fusis dos Brandais

Se há uma coisa que tenho medo, muito medo, é de fazer furo no casco no lugar errado ou grande demais de forma que fique muuuito complicado arrumar. Bom,,isso creio qualquer mortal construtor de barco deve ter, eu tenho. Ontem ia só colar algumas peças e cortar outras mas uma coisa leva a outra e acabei fazendo  o reforço dos fusis dos brandais, pra quem não sabe o que é, é uma peça que vai presa dentro da cabine, passa por uma fenda no convés na lateral, naquele corredorzinho  onde ficarão instalados um monte de coisas para você bater o dedão neles,,,, e isso dói pacas, experiência própria.

Ai, uma coisa leva a outra e acabei instalando do fusil de bombordo (lado esquerdo do barco) só falta parafusar o restante, mas está acabado (por dentro). O de boreste (lado direito) tive que parar para pensar numa estratégia melhor. Ja quebrei uma broca de 8mm (a unica que tinha,,,claro) pois como a furadeira fica na mão esquerda o furo nao sai perfeito e nessa de tentar arrumar, foi-se a broca, ou sai pra cima, pra baixo o pros os lados e a furadeira so cabe num local, perfurando de proa para popa (frente para trás do barco) entao não ha posição para saber se o furo está reto e sou destro então nem  sempre sai como planejado.

Soma-se a tudo isso a impossibilidade de fazer o 2o. furo superior externo, nem o dedo chega lá, imagine uma furadeira de 30 cm com broca grande, então para isso não tenho nenhuma dica, quem souber por favor me avise.

Parece um trabalhinho fácil  so 22 furos mais 2 frestas e pronto. Vixi! Faz uma zona tremenda, tem que desmontar TUDO ao redor da posição 4.55, senão não entra nem pensamento.

Seguem ai algumas fotos que espero possam ajudar quem ainda no fez esse maravilha de obra de arte naval de construção amadora.

Vista geral da posição


Se alguem souber como fazer aquele furo do lado direito rente ao teto, me avisem por favor. Já está tudo pronto, so falta colar o reforço atras da placa.


Vista de popa, parte inferior e interna da peça maior que vaza o convés.


E ela pra fora do convés. Ficou show de bola a fresta que abri com o brinquedinho da bosh, a multicortadeira (recomendo). E ao lado é a sapata do trilho da genoa, so falta colar também.

Agora a noite terminei o fusil de boreste (direito), bem mais facil. Acho que o próximo barco será bem mais rápido de fazer, mas isso só na próxima encarnação.

Fui,

T+

JD

4 comentários:

  1. Olá Jorge,
    Parabéns pelo andamento do Furioso.
    Quanto ao furo superior realmente eu não descobri nenhuma maquina que desse a altura para faze-lo então antes de tentar furar eu fiz um furo 10mm abaixo do original e foi assim que resolvi meu problema.
    Essa furação poderia ter sido feita antes de colocar o fechamento do convés .Mas é assim mesmo vivendo e aprendendo.
    Dimas(veleiro Caprichoso)

    ResponderExcluir
  2. Olá Dimas,

    Pois é, nosso engenheiro naval poderia nos alertar para certas situações incluindo no roteiro esse tipo de anotação. Acho que vou fazer um outro furo mais abaixo. Lembrei de voce quando via sujeira que faz alem do espaço necessário para esse trabalho, ja que no Caprichoso está tudo pronto, ai vi os furos numa foto, experto hein! hehehe. Parabens pelo barco estou tendo muitas idéias vendo o Caprichoso tão bonito.

    Abraços,

    JD

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jorge. Minhas chapas de inox deve chegar daqui a duas semanas e até lá vou verificar este problema, pois eu já montei os armários todos e agora terei pela frente a tarefa de furar tudo. Vamos ver. Tenho uma mini furadeira elétrica que talvez dê certo. Se der eu te envio depois por SEDEX.

    Abraços
    Ubiracy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, beleza Ubiracy?
      Então, é complicado acertar os ângulos, ainda mais com a mão esquerda pilotando a furadeira. Hoje a noite vou partir pra ignorância com os furos, comprei uma broca maior rsrs.
      Será bem vinda a furadeira, obrigado pela força.

      Abraços,

      JD

      Excluir