quarta-feira, 5 de março de 2014

Instalação do motor e ferragens

Na semana passada no carnaval tivemos boas movimentações em casa. Não é que não goste de carnaval, mas acho mais interessante cheirar madeira, dar martelada no dedo, bater a cabeça nos vaus e fazer buracos.
Após 4 correções no "projeto" do acrílico ficou pronta amostra final com a curvinha em lápis abaixo, a guria estagiária operação do auto cad nao conseguia entender que eu queria que o acrílico acompanhasse a curvatura do teto da cabina, em linha reta até que ficou bom, mas eu quero a curva. A gente vai ficando velho e cada vez mais ranzinza hehehe. Amanha sai.


Então o motor chegou, mas lá no Franzen, porque eu nao tinha muito o que fazer com ele em casa e sozinho. Então aproveitando que era sábado e nem o Zilmar e nem o Maurício estavam ocupados,,,,, vamos pôr o motor no lugar,,, sábado a tarde. Vivo dizendo que apertar parafuso com alicade não dá  e a unica coisa que eu tinha para esse peso era a viga da garagem, ja que talha, nem pensar. Com o equipamento certo fica facin facin. 


Bom, ele tinha que ir para trás casa de uma forma ou de outra, então foi pelo meio da sala,,, ahh, eu também não tinha o carrinho com rodinha rsrs.



Mas prá chegar aqui, foi no braço mesmo.

Ai ja fiz o rombo no casco para passar a rabeta,,,, ahh a rabeta, outra hora ponho a foto dela, agora ela está na sobre a cama do camarote de popa e "imechivel" como diria o ex-ministro Magri (lembram dele? aquele dos R$ 30.000,000). Fiquei impressionado com a espessura do casco e do tecido, 6mm de cada lado.



Essa vista é da frente da antera 7 e como encostei bem o motor nela não perdi nada da cama. O Moacir do Everest afastou muito e teve que fazer uma caixa, outra hora mostro a foto.

E como eu queria colocar a rabeta no lugara para saber dessas distancias ao vivo e a cores tivemos que fazer um buraco de 50cm abaixo do casco e vamos nós,,, eu e o Mauricio com todas as ferramentas disponíveis, inclusive com uma pazinha cor de rosa que ele jura que é da esposa. Tá la ele embaixo do casco.


E ali está o Zilmar ajustando o angulo do suporte do Traveler. Essas soldas tem que ser feitas no local para soldar certo e com solda TIG e nao MIG ou elétrica. 


Lembram dessa foto? Quase exatos 3 anos e o Marco ainda nenezinho.....


 E agora olha o tamanho do elemento.


  Ai no meio desses canos está a targa,,, lá na mão do Zilmar que está ajustando o angulo na sapata. Outra coisa interessante que pouca gente se dá conta. Quando se compra o motor, o que vc recebe da Yanmar é a peça das fotos la de cima, que somente ele não faz nada, absolutamente nada, precisa das pecinhas que estão na caixa de papelão ali no deck de popa e ainda assim, parte delas, algo caro,,,,, muito caro.


Agora estou instalando a base do motor, uma peça grande pacas, mas pra variar faltou cola ohhh saco! Só falta o apoio de BE, filetar e laminar e semana que vem começamos a instalação pra valer.

Por hora é só,,,

T+

JD


4 comentários:

  1. Jorge parabéns até agora.
    Achei seu blog do nada enquanto navegava na net. Na verdade eu tenho um sonho de construir um Catamaran, ainda é sonho, moro em NYC e daqui 2 anos no máximo estarei voltando para CWB, e quem sabe começar a "peleia".
    Essa semana terminei ler o Manual de Construção de Barcos, do Jorge Nasseh, com o livro deu pra ter uma grande noção de como tudo acontece, mas foi lendo seu blog que realmente vi com é o livro na prática. Também tenho filho da idade do seu e esposa, e já acho isso trabalhoso de gerenciar, imagino tudo isso aliado à um barco para ser feito. Mais uma vez parabéns, ficarei no aguardo das atualizações, e torço pra quando eu voltar você já tenha levantado âncora. Abraços Raphael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, obrigado pelo incentivo, quando começar a construção do seu barco verá como isso ajuda.
      Não abandone seu sonho, fácil não é mas compensa, pois no Brasil as coisas são meio leeeentas nessa área. O Furioso vai pra agua logo, estou em esforço concentrado aqui, mas sempre,,,, sempre atrasa, coisas de construção, seja ela profissional ou amadora.
      Quando voltar pra terrinha entre em contato para um bate papo longo para separar a fantasia da realidade e uma conversa entre as mulheres vai te ajudar muito,,,,,,,,,,,,,,,,, ou enterrar teu sonho de vez hahahaha.
      Em 2 anos muito provavelmente devo estar longe, espero. Daqui a 2 anos volto a ler esse post e espero dar um largo sorriso de felicidade, senão a coisa degringolou, lembre-se que por aqui temos uma mulher chamada Dilma e um partido chamado PT.

      É isso, amanha ponho o motor pra roncar.

      Abraços e mantenha contato.

      JD

      Excluir
  2. "Fiquei impressionado com a espessura do casco e do tecido, 6mm de cada lado." E isto mesmo?
    Pela foto tem-se a impressão de o casco, aonde vai passar a rabeta,é mais groso !!!

    Ter um barco, já é um sonho, fazer um então...

    Obrigado, por dividir com a gente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eugenio,

      Sim, são 6mm porque usei tecido combinado 800x300 (tecido para o cabo horn 40, não havia outro para comprar) e com a laminação de BB o tecido passa bem mais alem da linha de centro e quando lamino a BE ocorre a mesma coisa, então na 1a. laminação ja tenho 2 camadas na linha de centro. Quando faço a 2a. laminação, tudo de novo, então fica 4 camadas no meio do casco. Na laminação interna idem. Na área da quilha ha um reforço de 3 camadas de cada lado, então contando são 14 camadas na área central, so de laminação, ai vem as hastilhas que fiz com 4 camadas do mesmo tecido e sobre tudo isso uma manta de 350g que apos o lixamento recebe mais 2 camadas resina e uma pintura de fundo dura pacas ,,,,,,,,,,,,, espero que aguente minhas barbeiragens hahahaha

      Abraços,

      JD

      Excluir