domingo, 15 de abril de 2012

Convés e lateral de cabine

A semana toda pensando sobre o "parabrisa" e não me contive em fazer de uma vez o piso e lateral da cabine, não é difícil, mas acertar os ângulos sem uma medida mestra é o bicho, fiz maior para depois acertar a altura correta. Fica muito bonito e ate que é bem espaçoso, nas ferias naveguei num 42 pés e a lateral não era muito* maior que a do Furioso.

*Ver comentários


Desculpa ai a pouca prática e incompetência de quem voz escreve sobre tirar fotos, mas tem muita lampada no estaleiro e o teto branco faz com que não fique la muito boas as fotos. Aqui uma visão quase geral do convés e laterais.


A caixa de âncora também já cobri hoje, mas acho que vou aumentar o buraco.


Vista melhor da lateral de bombordo.


E a de boreste.


Já cortei 2 camadas das laterais do convés, falta mais uma e acertar, lixar, acertar, lixar, colocar, tirar, lixar e por fim colar e se Deus quiser fica do tamanho correto

E hoje também usei a ultima placa de 6mm que tinha, só tem mais uma de 10mm e 2 de 4mm e 1 prancha grande de cedro rosa de 40mm que está quase no fim e vamos às compras de novo.

Para evitar dissabores (entenda-se arrependimento, raiva, angustia, aquela vontade de pôr fogo em tudo e não bater a cabeça na parede), só parafusei as peças para ver como ficavam, ai vi que os reforços ficaram um tanto longe de onde deveriam estar, vou passar a serra nos que nao ficaram bons e fazer de novo, construção amadora é assim, se não ficar bom ou como no projeto, fazemos de novo, só os vaus fiz 3x, até acertar e ficar como eu queria. Como não conheço das técnicas de marcenaria e construção erro muito, mas refaço até que fique certo.

Essa semana também tive a grata surpresa de estar em contato com mais 4 construtores, o veleiro paloma, do Rogério, outro que iniciará no 2o. semestre do Danilo, ambos Samoa 28, um cabo horn 35 ou 40, ainda não decidido e um Samos 29 do Marcos Dutra que ira trazer o casco para Curitiba e nossa a legião de construtores vai aumentando cada vez mais, imaginem quando todos estiverem na agua,,,,,, eita festa.

E semana que vem devo arrumar tudo e terminar o piso, lateral, reforços etc para depois começar o teto mas como manter agenda é de difícil a impossível, uma hora fica pronta.

T+

Jorge Dias


4 comentários:

  1. Jorge, vai devagar pois estás ultrapassando todos nós inclusive os que fazem o barco mais fácil...hehehe
    Parabéns pelo andamento.
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriel, a evolução é só visual, ainda nao cheguei nos detalhes, isso sim ira tomar um bom tempo alem de faltar todo o cockpit, mas ja é um avanço.

      Atualiza la o blog do destemido.

      Abraços,

      Jorge Dias

      Excluir
  2. Caríssimo Jorge,

    Deixa de modéstia rapaz... está avançando muito bem sim! Quero ver detalhes do corte dos "parabrisa"; não esquece de registrar todas as etapas, mesmo que não tenha a intenção de publicá-las. Lembre-se de que existe uma legião de seguidores.
    A propósito gostei do seguinte comentário: "...nas ferias naveguei num 42 pés e a lateral não era maior que a do Furioso." Isso é motivador.

    Abraços

    Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opss, Rogerio, uma correção e melhor explicando o tema da lateral. O barco de aluminio usa a borda laaaa na borda (borda verdadeira) e o Samoa 28 tem a borda falsa, isto é, coloca-se um reforço 35mm x 40mm para criá-la, entao perde-se um pouco, mas pelas fotos pode ver que nao é MUITO maior que a do Samoa 28. Melhor explicar né? hehehe

      Abraços,

      Jorge Dias

      Excluir