domingo, 6 de abril de 2014

Instalação Hidráulica

E a saga continua.......

Iniciei, com a ajuda do Zilmar, a instalação Hidráulica. Acertamos os tamanhos, comprimentos, tipos, posições, etc os materiais a serem utilizados e sai comprar tudo de uma vez,,,, bom, tudo é modo de dizer, tive que trocar alguns, devolver outros e comprar outros mais e ainda falta, mas no fim do dia deu tudo certo. Claro que assim como os materiais de inox, as mangueiras especiais estão em lojas DO OUTRO LADO da cidade e com o trânsito de Curitiba,,,, é um exercício de paciência.

Caracas,,,, vocês sabem qual é o MAIOR registro do barco? É o registro da patente (vulgo privada) tem quase um palmo de altura.  A foto ai abaixo é para dar uma idéia do tamanho, mas foto de celular é uma nhaca....
Será instalada após o tanque de diesel com esse cotovelo imenso que receberá a m..... do Holding tank.



Eis o Holding Tank sendo construindo. Está ao lado da pia do banheiro, mas te garanto que será uma das peças mais fortes do barco, resinado com tecido 800x225 e madeira de 11mm. Já imaginou se vaza?

Taí com a tampa da fossa quase pronta, amanha lamino se o tempo permitir. Posicionei o "trono" para ver como ficava. Hummm sei não, achei que está muito baixo, vai dar dor nas pernas ler jornal ai. hehehehe 
E logo atrás, o tanque do diesel so esperando pintar com tinta própria para o produto (não usem apenas resina, está no roteiro de construção). A tinta é da Sumaré, cara pacas além de passar cola, sikaflex e encher de parafuso em toda a volta.


O buraco la no fundo é a caixa de gás, já fiz a tampa e embaixo o Boiler de 30 litros ja devidamente instalado, usará a agua do motor para esquentar e também é elétrico.


 Tai o tanque do diesel com as varetas de respiro, lavagem e abastecimento e retorno é so colar. Ao lado uma das tampas do motor, ohhh coisinha chata de fazer, toma um tempo enorme ajustar, serrar, colar, pintar, lixar aaahhhhh,,, que saco! Achei que fosse mais divertido marcenaria mas quanto menor a peça pior é para fazer.


Lembram da foto abaixo? É de quando instalei o motor. 

Ficou assim, claro que (pra variar) tenho que fazer acabamento.


 Abaixo as tampas que fiz nesses dias, parece facil cortar em 45 graus, mas acertar na cola é o bicho. Essa aqui é a tampa de bombordo (esquerda) do motor.


Essa aqui fica embaixo do fogão e tem a do caixa do gás que não bati foto.


Embaixo da pia da cozinha, já posicionei o motor da geladeira e instalei a bomba de pedal para agua salgada, a de aguá doce será elétrica.


Posicionei também a peça de acrílico lateral para começar a tomar a decisão sobre a altura, mais pra frente ou para trás. Só tem 2 parafusos ai, mas já está na posição.



E para conferir a posição coloquei as molduras no lugar. Gostei,,, ficou show de bola, agora é so colar e parafusar tudo de uma vez.


 E por fim, a gaiuta de entrada em acrilico tambem, ainda fosca porque tem o plastico de proteção, esse ficou lindão.


Por esses dias só fiz isso, demorado, detalhado e se errar fica feio. Durante a semana colo os registros de casco e passo as mangueiras.

Acho que é isso por hora, seguimos.

T+

JD


8 comentários:

  1. Do jeito que está indo, vai participar da Refeno deste ano ainda...
    Massa demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      O plano é terminar o operacional,critico e obrigatório o quanto antes e o acabamento fazer o que der e quando der, porém a cada dia que termino uma tarefa aparecem outras 2, é inacreditável como pipocam as coisas e quanto menor, mais demorada.
      Mas uma hora termina.

      abraços

      JD

      Excluir
  2. Cara, esta demais seu barco! Já da pra ver que ficará lindão! Parabéns e firme na paciência pois do terminar, sentirás saudade desta época! Um abraço Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro,

      Obrigado pelo elogio, quando se está perto do final as coisas a serem feitas entram de forma exponencial, é muita coisa para resolver em pouco tempo e ao mesmo tempo, por isso as programações da obra sempre atrasam.

      Espero terminar em........ logo rsrs

      Abraços,

      JD

      Excluir
  3. Estou acompanhando seu blog desde quando estava colocando as ripas no casco se não me engano. Cara, é tão legal ver ele tomando forma assim "na frente da gente", fica aquela ansiedade esperando a próxima postagem. Tem gente que gosta de novela, ma eu gosto de acompanhar construção de barcos.
    Aprendi muita coisa aqui e nos outros barcos que acompanho. E continuo aprendendo para quando iniciar o meu. Só posso agradecer por compartilhar essa experiência conosco e espero um dia fundear perto do furioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro, com vai?

      Muito bom saber que acompanha o blog desde o inicio, já tem tanto tempo que raramente vejo as fotos mais antigas hehehe.
      Procuro fazer em media 3 postagens por mês, mas desde que tenha o que mostrar, como digo na descrição do blog, é para mostrar a aventura e desventura de construir um barco, isto é, nada técnico só quando acho fora dos conformes é que informo mas tecnicamente.

      Comece a construção de alguma forma, há peças que precisam de pouco material e tomam tempo para fazer, tipo, molde da quilha, leme e gaiuta principal, ai você já tem uma amostra de como será a construção e se precisar de ajuda estamos por aqui. Obrigado por acompanhar o blog e pelos elogios.

      Abraços

      Jorge Dias

      Excluir
  4. Ola,Cmte, JORGE, aqcompanho seu blog, também estou reformando meu velamar 30, e vi que colocaste um motor de geladeira, como consigo descobrir onde comprar um kite desse motor, para instalar nomeu veleiro. abraços Gilberto e Helenita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nita e Beto,

      Visitei o blog de voces e li a historia do começo, temos mais sorte que juízo né?

      A geladeira do Furioso é um kitt da Elber (http://www.elber.ind.br/) bem fácil de instalar, mas ATENÇÃO, consome muita energia, em torno de 5A/h portanto tenham boas placas solares, baterias grande e um bom alternador. De resto é so alegria.

      Se puder ajudar em algo mais fique a vontade, manda email direto (jwsdias@gmail.com)

      Abraços

      JD

      Excluir