terça-feira, 18 de junho de 2013

Habemus malus navis

Então,,,

Decidi dar por finalizada a pintura interna, decidi,,,, não que esteja finalizada, agora, se ficou bom é outra historia,,,,,,, beeeeem diferente, eu entendo de computadores não de pintura e pela primeira vez eu pronunciei a frase: "Ahh,, ta bom assim, vai ficar assim mesmo" e ficou mas ficou bom, um escorridinho aqui, outro ali, uma casca de laranja aqui outra la mas ficou show de bola, bem branquinho e olha que era pra ser fosca a interthane 870 da Internacional.



Já recoloquei as molduras o fogão e a pia da cozinha, mas ainda nao decidi o que fazer na vista do armário acho que vou só por uma guarnição de 60mm na cor da moldura das janelas e das sicordas mais abaixo.


E finalmente chegou a ultima e maior peça das ultimas compras. Agora vou dar um tempo para refazer o caixa porque estou mais quebrado que arroz de 2a.
Com o material que tenho da para ir até o final da construção, agora só faltam as mais caras: Quilha, Vela e Motor o resto dá para comprar sob demanda.

Eu havia avisado na portaria do condomínio que iria chegar uma caminhão para entregar umas peças de metal  pra mim, que  eram um tanto grandes e que iria precisar de ajuda se possível. Quando o caminhão chegou e me viram assinando a nota, o porteiro ficou olhando,,, olhando e avisei que não era o tanque a encomenda. 



Tai a pecinha de 11metros.

E os cabos de vela e estais


Amanha vou a Blumenau dar uma força no Everest. Terminar a instalação do mastro e iniciar a do motor. Essas instalações muito me interessam para poder prever a minha instalação, preparar a infra e/ou adaptar uma coisa ou outra. 

Dia desses me deram a idéia de fazer o acesso ao compartimento do gás pelo paiol, isto é, por dentro do barco, mas claro que a porta teria que ser estanque, emborrachada e fechada com borboleta ou o sistema que tem nas gaiutas para travá-las. É uma alternativa, assim não furo o cockpit.

O título do post "acho" que está certo, meu latim anda meio enferrujado hehehe. Tenho um amigo que conhece uma galera da igreja que manja bem desse "idioma" mas ele esta viajando. Se alguém identificar que está errado e souber o correto manda aí, senão confirmo quando ele voltar

É isso, 

T+

JD





12 comentários:

  1. Meus parabéns Jorge. O FURIOSO está muito bonito, branquinho.

    Abraços
    Ubiracy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ubiracy,
      Pois é, parece imensa a pintura, mas quando voce começa a por as vistas de armario e teto, a pintura fica reduzia a quase nada.

      A dureza é o acabamento, isso esta acabando comigo.

      Abraços,

      Jorge Dias

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ixi,, falta muito.

      Obrigado pela força,

      Abraços,

      Jorge Dias

      Excluir
  3. Salve Jorge, muita emoção nessa etapa né não??? pintura, mastro, cabos e outro equipos... tudo a mão, tudo ao sabor dos olhos... só dá mais forças certo? quanto ao acabamento deixo algo encontrado na net: "TODO SACRIFÍCIO É TEMPORÁRIO, MAS AS VITÓRIAS SÃO PARA SEMPRE" ...
    Estou parado na burocracia municipal porque de uma resto de árvore, digo resto porque a tropa da empresa de energia podou o danando eu fui la e desgalhei mais um pouco, entao o fiscal que estava de ferias ainda vai vim pra tirar as fotos que eu ja tirei e dá abertura no processo de liberação para extração da bendita mangueira... vc ficou muito aflito no inicio do Furioso??? kkk ja to aqui querendo comprar a cobertura sem antes preparar o terreno... oia ´só rsrsr!
    fica bem compaheiro! Sucesso e saúde pra vc e sua familia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rodrigo, como vai?

      Graças a Deus para os gastos grandes so faltam vela, quilha e motor, o resto é "miudeza" heheheh.
      O problema é que agora quanto menor a peça mais demorada é sua confecção, lei de Murphy...
      Acho que já te disse, mesmo antes de começar o casco tem muita parte que pode ir fazendo, não são caras, são relativamente pequenas e dão um trabalhao tremendo: Gaiuta principal, Leme, Forma da quilha, só ai vc ja tem uns 3 meses de trabalho e pode guardar no fundo da garagem sem incomodar,,,,, muito.

      Abraços,

      Jorge Dias

      Excluir
  4. Olá Jorge,
    Parabéns pelo Furioso, esta uma jóia rara!
    Quanto ao gás eu fiz como você descreveu: fiz um reservatório estanque dentro do paiol com porta emborrachada para manter estanque.
    Não de esqueça de coloca um pequeno dreno na parte inferior do reservatório (o gás é mais pesado quero ar) e saída para o espelho de popa.
    Outro item que seria um bom investimento é um detector de vazamento de gás com um solenóide para fecha lo a distancia.
    Da mais segurança.

    Abracos,
    Paulo Ribeiro
    Veleiro Bepaluhê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Paulo, como vai?

      Obrigado pelo elogio, o Furioso até que está ficando bom hehehe. Com o tempo vamos aprendendo a arte da marcenaria e descobrindo alguns segredos de como fazer uma quina, nao deixa buraco etc. A sugestao da caixa de gas foi do Zigott Franzen, e atrasei bastante essa caixa porque é num lugar pequeno e abafado, entao deixei para Julho, melhor trabalhar a 0 graus do que com 40 suando feito bica. Quanto ao detector de gas, vou por 2, um interno e outro externo perto do fogao ou camarote.
      Parabens pelo Bepaluhe, lindo barco.

      Abraços,

      Jorge Dias

      Excluir
  5. Paaaaaiiii

    Ta lindo o barco!!

    Que orgulho de voce =)

    Te amo muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi filha, eu tambem te amo muito.
      Obrigado pela ajuda na obra, logo estaremos pescando e lagarteando a bordo.

      Beijos Pai.

      Excluir
  6. Parabéns Meu chará Jorge!!!
    Cara estou acompanhando o seu trabalho, adoro construir coisas e andei pensando em uma empreitada "grande" assim, espero poder começar a minha mais pra frente, mais uma vez PARABÉNS!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Jorge,

    Obrigado pelas visitas e incentivo. No que eu puder te ajudar fique a vontade para perguntar. Comece comprando o projeto e vá estudando, ha partes pequenas que voce poderia iniciar ali e pegar experiencia, pensa lá.

    Abraços,

    Jorge Dias

    ResponderExcluir