quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fim do deck de Popa

Finalmente terminei o deck de popa, bom,,,, terminei em termos porque sempre falta uma lixada, uma cola, uma aparada etc mas pode se dizer que terminei e gostei pacas, até parece que estou ficando menos pior em marcenaria. rsrs

Para os construtores que vem atras segue uma sequencia de fotos do antes bem antes, antes quase, antes durante e agora.

Essa foto esta tortinha porque foi no dia do "encalhe" do barco onde deu aquele quase acidente onde o Betinho escorou o lado boreste e quando tirou a madeira e o barco rolou  pracima dele. Hoje damos risada, mas escutar um casco de 8.8 metros de comprimento 3.12 de largura e  uns 600 kg rolando  com tudo caindo la dentro foi um trovão na cabeça,,, o Betinho que o diga hahahahaha. Ai está popa em estado semi virgem.


 Ai quando criei coragem passei o serrote, tico tico, formão  grosa e furadeira para fazer o buraco do leme e muuuito tempo depois fiz a caixa do eixo do leme. Cara,,, como é difícil fazer um quadrado em madeira..... com o equipamento que tenho é obvio. Olha só as ferragens,, ,dá um outro ar na construção.


Me concentrei, respirei fundo, chutei o pau da barraca e fui pra laminação. Pode não parecer mas está tudo niveladinho com 1cm de caimento. Acertar o angulo do casco com o suporte do piso deu o que fazer. Parece fácil e é, mas entendo de computadores (+/-) nao de marcenaria.

Com a "ajuda" do Marco coloquei os suportes do piso e cortei a tampa na posição


E tchan tchan, tchan, tchan listo, prontinha tái o deck de popa finalizado. Reduzi ao máximo o tamanho nas laterais fiz menor que o projeto para caber ai o barquinho salva vidas. É uma das partes do barco que acho mais bonita. Quando vi a popa do Everest, ainda sem acabamento, fiquei impressionado com o tamanho para um barco de 28 pes e agora esta ai a do Furioso. Por dentro está tudo resinado, deu um trabalhão danado fazer isso, pois ja tinha colado o piso e estou com resina até na orelha.



E agora divagando um pouco, no domingo passado havia lido em algum fórum, acho que na náutica um tópico  Construir X Comprar. Eram postagens antigas (2007) se não me engano e ali NINGUÉM apoiava a construção amadora e ainda assim com muita reserva mandar fazer, fosse por tempo, dinheiro, orçamento, etc etc etc. Pena que isso foi a muito tempo, porque ACHO que haviam poucos construtores na lida e poderiam ter explicado melhor o processo e o dia a dia do construtor que se eu for explicar aqui a coisa vai longe e vocês podem ver aqui e nos blogs do Baleia, Caprichoso, Everest e o Sirius nosso dia. A construção do Furioso é beeeeem amadora mas te garanto está beeeem construído assim como os outros e porque se não gosto da peça ou se não esta como no projeto, arranco e faço de novo assim tenho certeza que está bem construído e quando estiver numa roubada, posso confiar que vai aguentar. Não se trata de um hobby como muito me dizem, pelo menos pra mim também é um projeto de vida (palavras do Sergio Danillas), portanto não dá pra fazer quando dá vontade, a coisa é séria, tem que ter continuidade, regularidade e assiduidade, pegar uma vez por mês nem pensar. Se estou muito tempo sem cola, resina ou farpa na mão ja fico impaciente e irritado.
Sim, ainda falta muito tempo, pelas minhas contas FINANCEIRAS uns 3 anos se não tiver nenhum revez grave na conta corrente e isso considerando tudo agendado certinho bonitinho, mas como isso é dificil e tenho os 2 pés, mãos e cabeça em terra põe ai uns 4 anos pra mais, não tenho pressa pois gosto muito de carro, moto, computador, home theater e tudo mais que o consumismo nos empurra, tudo tem sua hora.

Bom, chega de divagar, amanhã lixo, fileto e preparo a laminação de todo o restante do convés e cockpit, isso sim vai ser um evento.

T+

JD




4 comentários:

  1. Bela popa Jorge (ops). Trabalho bem feito tem suas recompensas. Parabéns.

    Abraços
    Ubiracy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita,, assim voce me compromete hehehehe. Mas que ficou bonita ficou.

      Abraços,

      JD

      Excluir
  2. Ei Jorge, nesse post achei que você expôs sua paixão pelo furioso, agora te pergunto: Você aguentará ficar sem cola ou farpa nas mãos quando o furioso estiver na água?
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walnei,

      Sim tenho uma grande paixão pelo barco, ainda mais agora que parece um barco hehehehe.
      Como ainda tenho uns bons anos pela frente na construção logo deixara de ser novidade mas o entusiasmo continuará e como barco dá uma manutenção danada........

      Abraços,

      JD

      Excluir