Finalmente a coisa desencantou e o Everest agora com um -R de Ribeiro foi pra água e eu tive o prazer de acompanhar esse evento .
Bom, segundo o Moacir o lançamento era para Nov/12, ficou para Fev/13, depois não perguntei mais, e agora após uma semana de atraso por conta do clima deu certo a agenda.
Fui com o Zilmar para Blumenau na 3a. feira passada para fazer o lançamento no dia seguinte, aí,,,,,,,
Em Blumenau, um calor dos infernos e tem gente (eu) que acha é só "pá puft" e pronto. Caracas!! Como tem coisa pra arrumar, desmontar, montar, embalar estica aqui puxa ali e lá pelas 16h o caminhão deixou o portão, total de 8h de trabalho.
Dia seguinte começou a novela na marina. Ocorreu que a carreta estava digamos um pouco frágil para as mais de 3T de peso do barco, o rodado traseiro no local errado, os pneus eram pequenos e murchos e quando o guindaste começou a largar o peso todo na carreta EU, que não sou dono do aparato quase tive um chilique nervoso,,,,, imaginem o Moacir. Sorte que era hora do almoço da galera e mandamos ver nos reforços, muda eixo, calibra pneus reza,,, reza ,,, reza etc.
A carreta era boa, eu (nós) é que não confiamos muito,,, nós e os 9 marinheiros do pátio. Bom,,, deixa pra lá, vamos falar de coisa boa. O lançamento.
Abaixo uma pequena sequencia de fotos das fases que conheci.
Nov/09 - Quando o conheci era ainda uma canoa
Jan/11 - Convés já fechado, quando vi tudo isso pronto me deu um aperto no coração e pensei: "Putzz,, será que eu consigo fazer ?"
Nov/11 - Convéz pronto ja com o piso antiderrapente, estou nessa fase, então,,,, 2 anos atrasado.
Mar/12 - Ai o Moacir estava trabalhando por dentro
Jul/13 - Todas as ferragens instaladas e mastro no lugar
Dez/13 - Uns dias antes dessa foto, liguei pro Moacir e soltei a frase de costume: "E ai? E o Barco?" No que escutei,,,,,"Está pronto.", pqp,,,, o barco nem é meu, mas fiquei emocionado, contente e entusiasmado,,, imagine quando for minha vez hehehehe. Disse que não ia perder por nada o lançamento e ia lá ajudar no que fosse necessário. Ele havia me dito que ia pintar de amarelo, ok, fica bonito, mas ai tacou azul na venenosa, verrrrde na borda falsa e convés branco, hahaha ficou show de bola, o pessoal da Marina gostou muito porque lá so tem branco e azul. Uma verdadeira bandeira do Brasil eeita.
Ultima foto do Barco em seco, ha poucos metros do seu novo lar.
Vejam no link http://youtu.be/j8TZrkuSWzQ
Tai o bichão na água, o Everest-R, ele teve que por o R porque ja tinha um com o mesmo nome.
E essa é a ultima que tenho, havíamos saído na hora do almoço para testar o motorzão, fomos até a ponte. Lembrei de um programa da Discovery onde lançaram um destroyer 0km e estavam fazendo umas manobras pra ver como se comportava e como estávamos a motor fizemos a mesma coisa demos um nó no leme, caaara,, o negocio é rápido pacas, se não segurar alguém vai pra água hahahaha.
O Moacir e seu sobrinho inventaram um suporte para o bote ficar fora da água. Mesmo baixando a plataforma ele não toca na água e em transito, é só puxar pra cima, ficou muito bom.
Ali estavam atracando no pier 85, mas havia sido liberado o 84, bem ao lado da lancha da Marinha. Nada é tão complicado que não possa piorar hehehehe.
É isso,
Chegou ao fim a saga da construção do Veleiro Everest-R por Moacir Teobaldo Ribeiro em 5 anos e 2 meses.
E como ja disse no inicio do blog:
Fácil não é más também não é impossível e pode ser feito por qualquer um, desde que tenha muita vontade, tempo e algum $$ além da compreensão da família. Lembre-se que "Um grupo de engenheiros fez o Titanic e um amador fez a Arca".
Abraços e bons ventos ao Moacir.
T+
JD
Ficou lindo parabéns ao construtor, é Moacir não é?
ResponderExcluirOlá Marcelo,
ExcluirÉ o Moacir sim, de Blumenau. Agora minha esposa quer pintar a borda falsa de outra cor também hehehe.
Abraços
JD
Parabéns Jorge, que legal finalizar um trabalho deste porte.
ResponderExcluirEstou começando a construção de um Samoa 28 e pensei que poderia me dar um dica sobe o eixo do leme.
Como voce fez, comprou uma barra de 2.1/4 e torneou? Onde comprou esta barra?
Obrigado, Rogerio.
Olá Rogério,
ExcluirRealmente é uma emoção muito grande ver um barco indo para a agua pela 1a. vez, o furioso chegará logo. Que bom que teremos mais um construtor em Curitiba.
Quanto as ferragens eu mandei fazer por ser um stress danado, ninguem entente, ou faz que nao entende, vc perde semanas procurando e quando acha o cara nao te passa o orçamento e quando passa é sem os parafusos, coisa de louco.
Comprei tudo com o Zilmar Franzem, do estaleiro franzen. Recomendo.
Abraços,
JD
Jorge,
ResponderExcluirTudo bem? Como vai?
Legal saber que mais um, foi pra água. Eu estou mais perto disso. O Piá já chegou à Paraty e arrumamos tudo neste findi. Deu muito trabalho, estava uma desordem total por causa do transporte. Esqueci seu email se puder me envie um.
Bom natal e feliz ano novo.
Para o inicio do ano teremos novidades.
Se puder venha visitar o Sindicato Paraty.
Abraços
Marcos Dutra
Grande Marcos,
ExcluirJá vi pessoas que quando mudam levam o cachorro, papagaio, aquela cristaleira imensa da vó, mas ficar rodando por ai com um barco é novidade hahahahaha.
Agora vai,,, cara manda ver que logo haverão mais 2 na agua, Furioso e Baleia.
Devo ir a Parati em fevereiro, te aviso.
Abraço
JD
Fala Jorge,
ResponderExcluirO ano termina, mas a obra num para, grandes feitos e dedicação integral ao Furioso deram-lhe uma outra cara, que 2014 venha melhor... como bastante dedicação e carinho com que vc trabalha no projeto a de ser com a ajuda do Grande lá de cima.
Feliz Natal e 2014 cheio de prosperidade.
Abraço
Rodrigo Fidelis
PS! Madeiras e coberturas ja comprados, volto em Janeiro levantando o galpão.. ai num para mais...!
minha cidadezinha é Paraty e é com ípicilon (y)... rsrsrsr! abx!
Salve Rodrigo,
ExcluirObrigado pelo incentivo, realmente 2013 foi muito bom para a obra.
Que boa noticia essa do galpão verá que é uma cachaça.
Realmente, Parati com I, é um carro hahahaha
Abraços
JD